Segundo matéria exibida hoje (15/02) pelo Jornal Diário do Nordeste, uma das mulheres mais velhas do Estado do Ceará, está aniversariando hoje, completando exatamente 108 anos de idade. Josefa Maria da Conceição, permanece lúcida,caminha em casa e lembra com facilidade das grandes dificuldades enfrentadas nos anos de seca para sobreviver e criar os filhos. Dona Maria nasceu em Brejo de Madre de Deus no interior do Pernambuco, mudou-se com a mãe e os irmãos para Alagoas e depois para Juazeiro do Norte em busca de melhores condições de vida.
A idosa relata que lembra de Padre Cícero, da chegada do trem a cidade de juazeiro do Norte, do primeiro automóvel no Crato.
Dona Josefa mora com a filha mais velha, Giraldina Ferreira Gomes, 76 anos, em uma casa da taipa, mas com alpendre e reboco, a 200 metros da CE-373, no distrito de Tabuleiro, a 5km da cidade de Antonina do Norte.
Indagada qual seria o segredo para uma vida centenária, a idosa afirma: "Não tem.Deus é quem sabe". Dona Josefa nasceu em 1904, só foi ao médico uma vez em 1986. deixou de fumar aos 82 anos por recomendação médica, não reclama de dores, a visão é boa mas escuta com muita dificuldade.
Na verdade viver muito é uma dádiva de Deus e são poucos os presenteados com esse bem maravilhoso. Parabens para Dona Josefa Maria da Conceição por mais um ano de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário